História

Como de costume, jornalistas se falam durante as sessões plenárias no local reservado à imprensa dentro do Plenário 20 de Setembro, carinhosamente apelidado de “Chiquerinho da Imprensa”. Em 2008, Enni Figueiredo (da TV AL), Rodrigo Wenzel (assessor de imprensa do dep. Adilson Troca), Daniel Germano (assessoria de imprensa do PP) e outros cogitaram a possibilidade de formar a Confraria dos Jornalistas da Assembleia. Após muitas conversas, a proposta foi aceita. Porém, o momento não era muito oportuno, tinha acabado de ser instalada a CPI do Detran.

A vontade de montar a Confraria não morreu nem com a saída de alguns colegas da Assembleia. No dia 28 de fevereiro de 2011 o jornalista Rodrigo Wenzel abornou novamente o assunto durante o 1º Encontro de Comunicação da 53ª Legislatura na Sala do Fórum Democrático. Em um encontro informal falamos com o superintendente de Comunicação, André Pereira, com o diretor de Jornalismo, Antonio Oliveira, e com o coordenador de Publicidade, Tiago Machado (que também é jornalista). Eles adoraram a idéia logo de cara.

No dia 25 de março, o superintendente - no meio da reunião dos funcionários da Comunicação Social - pediu à Enni para organizar uma confraternização da equipe. Então, a jornalista aproveitou para anunciar a proposta de se criar uma confraria. O pessoal aplaudiu a idéia.

Os encontros da Confraria dos Jornalistas da Assembleia foram sugeridos para ocorrer na primeira quinta-feira do mês. Sendo assim, em menos de duas semanas, Enni, Daniel, Rodrigo e Tiago mobilizaram os colegas da TV AL, Agência de Notícias, Rádio AL, assessores de Imprensa dos deputados e demais jornalistas que trabalham na Casa para o primeiro encontro que se realizou no Chalé da Praça XV.

E para a grande surpresa - porque ninguém tinha se ligado nisso antes - em que dia caiu a bendita quinta-feira? No dia 7 de abril, Dia do Jornalista!!